o essencial

sábado, 11 de julho de 2009

O princípio 90/10

Que princípio é este? Através deste argumento, dez por cento de nossa vida está relacionada com o que se passa conosco, isto é com os acontecimentos involuntários, imprevisíveis, imponderáveis.
Os outros noventa por cento dependem da forma pela qual reagimos ao que se passa conosco.
O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede.
Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o sinal fique vermelho, que uma doença crônica comece a se desenvolver, reduzindo a nossa liberdade de movimento...
Mas, somos nós quem determinaremos os 90% restantes de nossa vida. Como?
Com a nossa reação. Ela sim abrirá muitas possibilidades de fatos novos.
Um exemplo corriqueiro na vida de um executivo, de 35 anos, que mora no Rio de Janeiro.
Ele está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, adolescente, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Ele não tem controle sobre isto.
Não pode evitá-lo. São os 10 por cento imprevisíveis.
O que acontecerá em seguida será determinado pela reação de um homem de classe média, sensato, razoável em suas ações programadas, mas que pode ter em um instante, uma reação rápida e impensada.
Istosão os 90 por cento evitáveis. Então, o executivo se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Ele censurará também a esposa por ter colocado a xícara muito na beira da mesa... E acontece, a parir dali uma verdadeira batalha verbal. Contrariado e resmungando, o homem vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo a van que a levaria para a escola. A esposa vai pro trabalho, também aborrecida, pois acha que a reação do marido foi desproporcional.
Ele, então, tem de levar a menina de carro para a escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de carro parado, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, os dois chegam à escola, onde a filha entra, sem se despedir de pai.
Ao chegar atrasado ao escritório, o executivo percebe que esqueceu sua maleta.
Um dia daqueles? Lei de Murphy? Seu dia começou mal e parece que ficará pior.
Você fica ansioso pro dia acabar, as horas se arrastam, toma café, o estômago dói. Às 19 horas, após um trânsito horrível, o homem chega em casa. No meio to tumulto, os problemas do dia, o incidente da manhã já está, para ele, quase esquecido. Entra, querendo descanso, mas sua esposa e sua filha estão sérias, em silêncio e frias com ele. Que fazer?
Ele pára e pensa: Por quê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.
Pensa então : por quê seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua própria causa?
Conclui que a resposta correta é a E.
O executivo, bancário, corretor, administrador, gerente, não teve como evitar o derramamento do café na sua camisa (10%), mas o modo como ele reagiu naqueles 5 minutos após ter-se levantado naquela manhã foi o que deixou seu dia ruim (90%).
Há outra possibilidade: O café cai na camisa daquele pai de família. Sua filha começa a chorar. Então, gentilmente ele diz a ela:
"Filha, não tem importância. Papai não se queimou e pode trocar a camisa, está bem? Mas vamos combinar todos de ter mais cuidado, ok?"
Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, o pai volta, olha pela janela e vê sua filha pegando a van escolar. Dá um sorriso e ela retribui, acenando com a mãozinha. Que diferença!
Duas situações iguais, que terminam muito diferentes.
Por quê? Porque os outros 90% são determinados por nossa reação.
Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10.
Se alguém nos diz algo negativo, não levemos tão a sério. Não deixemos que os comentários negativos nos afetem tanto. Não sejamos joguetes do que chamamos destino.
O nosso futuro próximo, o decorrer de um simples dia, pode ser muito diferente se cultivarmos a tranqüilidade, a oração da manhã, a paz...
Conhecendo o Princípio 90/10, utilizemo-lo!
Pode mudar a nossa vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário